sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Espécies, clima, solos para a Acácia-negra



Espécies de acácia para plantio

Existem de 120 a 130 espécies do gênero Acacia naturalmente em todas as regiões do mundo, exceto na Europa e Antártida (Turnbull et al, 1998). A maioria das espécies é de vida curta, cerca de 10 a 15 anos. As principais espécies plantadas no mundo são Acacia mangium, A. saligna e A. mearnsii (Figura 1), sendo os principais países plantadores a África do Sul e o Brasil. 

Espécie com maior importância para o país

O primeiro plantio de Acacia mearnsii De Wild, a acácia-negra, no Rio Grande do Sul foi, segundo Oliveira (1968), em 1918. Os plantios comerciais tiveram inicio em 1930, com a importação de 30 quilos de sementes da África do Sul, e em 1941 iniciou-se a utilização comercial desta espécie com a criação da SETA - Sociedade Extrativa de Tanino de Acácia Ltda. Em 1957, existiam 81 milhões de árvores de acácia-negra plantadas, e atualmente a área em cultivo com esta espécie eqüivale a 30% da área deste Estado plantada com florestas.
Figura 1. Acacia mearnsii.
Fotografia: Antonio R. Higa

Requerimentos ecológicos das espécies mais importantes

Requerimentos de solos

Ocorre, naturalmente no sudeste da Austrália, em topografia montanhosa suave a moderada, localizando-se preferencialmente, em encostas de exposição leste e sul.
Apresenta bom crescimento em solos moderadamente profundos, bem drenados e de textura média. Devido ao seu sistema radicular superficial desenvolve-se bem mesmo em solos rasos, mas torna-se muito susceptível aos ventos fortes, podendo tombar com facilidade (Figura 1).
Não tolera solos mal drenados, hidromórficos ou muito úmidos e apresenta desenvolvimento reduzido em solos muito ácidos e de baixa fertilidade.
A acácia-negra é uma espécie eficiente na fixação de nitrogênio, recuperadora e enriquecedora do solo pela deposição elevada de folhedo rico em nitrogênio.
Foto: Antonio R. Higa
Figura 1. Tombamento de acácia-negra ocasionado pelo vento. 

Requerimentos de clima

O gênero Acacia, segundo Boland et al. (1984), é característico de regiões climáticas áridas e semi-áridas, é comum em muitas regiões sub-úmidas, pouco freqüente na região úmida e raro nas florestas tropicais e campos.

Temperatura

Na região de origem cresce em zonas onde a temperatura média do mês mais quente varia entre 25º e 28º C e a temperatura média do mês mais frio varia de 0º a 5º C.
A espécie não cresce com vigor em áreas com ocorrência de muitos dias seguidos com temperaturas que excedem 40º C. Na região de sua distribuição natural, ocorrem de 10 a 40 geadas por ano, mas seu crescimento é reduzido quando cultivada em regiões de geadas fortes e muito numerosas.

Chuvas 

Na região de origem, a precipitação média anual varia de 625 a 1000 mm, com 100 a 180 dias de chuva por ano. Não apresenta bom desenvolvimento quando submetida a período prolongado de estiagem no primeiro ano de implantação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *